JOGO DAS TAREFAS
Objetivos:
Desenvolver habilidades motoras e raciocínio lógico. Reflexão sobre a leitura e escrita, mesmo que a criança ainda não tenha o domínio do código escrito e o educador exerça a função de leitor das atividades.
Material:
Envelopes, papel e lápis.
Desenvolvimento:
- Agrupar as crianças de duas em duas.
- Colocar dentro de envelopes tarefas para que a crianças executem. Tarefas simples e rápidas de executar como:
- Abrir a porta.
- Apontar o lápis.
- Erguer as mãos.
- Apagar a lousa.
- Com crianças menores, se o educador preferir, as tarefas poderão ser apresentadas por meio de um desenho.
Outras possibilidades:
A partir da brincadeira:
- Trabalhar tempo (minutos e segundos).
- Quanto tempo vocês acham que demora para...? Mais que...ou menos que...? (aproximação e estimativa).
- Quem demorou mais/menos?
- Construir oralmente com as crianças uma história a partir das tarefas solicitadas.
- De acordo com as hipóteses em que se encontram, solicitar a construção de um texto e o registro do mesmo, podendo realizar coletivamente a correção.
TRÊS AMIGOS PARA CUMPRIMENTAR
Objetivos:
Desenvolver a noção de localização espácio-temporal. Interação e socialização.
Refletir sobre a leitura e a escrita por meio do trabalho com listas de nomes.
Material:
Desenvolvimento:
- Crianças em círculo.
- Três crianças serão escolhidas para ficarem com os olhos vendados.
- Ao sinal do educador deverão todas as crianças dar:
- 3 passos largos em qualquer direção.
- 5 passos pequenos em qualquer direção.
- Parar.
- As 3 crianças que estão com os olhos vendados deverão aproximar-se de um colega e cumprimentá-lo.
- Estes deverão tomar o lugar dos que estão com os olhos vendados.
Outras possibilidades:
- O mesmo procedimento, só que não poderá haver repetição dos alunos com os olhos vendados. Caso aconteça repetição na hora da escolha, este deverá dizer: “passo pra outro”. Na lousa ou parede estarão afixados, com fita crepe, os crachás com o nome de todos do grupo. Quando todos tiverem passado pela experiência de vendar os olhos, o educador irá sugerir que cada aluno procure na lousa o nome do companheiro que cumprimentou. Em seguida, serão formadas duplas com as quais o educador irá realizar as intervenções necessárias para a reflexão da leitura e escrita. Por exemplo:
- Quais as letras iniciais?
- Quantas letras repetidas?
- Colocar as letra em ordem alfabética, etc.
2 comentários:
Adorei suas propostas de dinâmicas professora Alécia. Dá para utilizá-las em diversos momentos. Um grande abraço... Coordenadora Fernanda
Gostei da sugestão para ensino aprendizagem.
Mari souza
Postar um comentário