sábado, 5 de fevereiro de 2011

0

Mais dinâmicas para sala de aula!!!!!

EM CADA MÊS
                                     
Objetivos:
Desenvolver habilidades como atenção, concentração, raciocínio lógico, agilidade, localização e recriação.
Trabalhar a historia pessoal de cada um.
O calendário, os meses do ano.
Refletir sobre a leitura e escrita.

Material:
Fita crepe.

Desenvolvimento:
Com fita crepe marcar duas linhas, dividindo o campo, delimitando um espaço.
Os alunos estarão dispostos de um lado do campo.
O educador indicará um mês do ano e todos os que nasceram naquele mês deverão imediatamente locomover-se para o outro lado da linha.
Continuar indicado, por exemplo: “os que nasceram até dia 15 de cada mês”.
Neste momento, estes se dirigem para o outro lado da linha e os primeiros retornam. Assim, sucessivamente enquanto houver interesse do grupo.

Com esta atividade o educador poderá desenvolver conceitos matemáticos dentro de diversas operações, com crianças que se encontram em níveis mais avançados.

 Outras possibilidades:
Poderão ser trabalhados conteúdos como, por exemplo: Substantivos.
Sugerir que trabalhem com as letras iniciais dos nomes dos alunos.
Ainda trabalhando nomes: os que tiverem o nome com mais de 4 letras, mais de 5, menos de 6, igual a..., etc.
Pedir, de acordo com o nível de aprendizagem, que façam a construção de um texto falando de si... Qual o seu nome, quando nasceu, onde nasceu, onde mora, etc.





CAMINHO PARA A ESCOLA

Objetivos:
Desenvolver noções de localização espacial.

Material:
Tabuletas

Desenvolvimento:
A proposta é construir com as crianças seu caminho para a escola. Dispostas em círculos, fazer o levantamento das coisas e locais que veem quando se dirigem para a escola: farmácia, supermercado, praça prédio, floricultura, sorveteria, pipoqueiro, papelaria, etc. Alguns serão representados no espaço, tentando reproduzir o caminho.
O trabalho será realizado no grande grupo. Com um papel grande, as crianças representam num determinado local a própria casa.
Em seguida, irão montando o caminho para a escola com a ajuda do educador, incluindo as outras tabuletas.
Em duplas, farão o mesmo trabalho, agora com fichas menores, tentando descobrir o que está escrito nas fichas.
Para crianças já alfabetizadas serão lançados outros tipos de desafios que possibilitem o avanço nas suas hipóteses.

Desafios:
A farmácia é mais distante ou mais próxima da escola? O que é mais próximo? O que mais distante? A papelaria é mais próxima da floricultura ou da padaria?...




O LOBO, AONDE VAI

Objetivos:
Trabalhar noções de localização, habilidade motora, percepção, criatividade e noções de sequência. Reflexão sobre a leitura. Raciocínio lógico.

Material:
Giz, dado e uma história elaborada anteriormente pelo educador.

Desenvolvimento:
Crianças colocadas em vários pontos da sala ou pátio imitando árvores.
O educador iniciará como lobo e irá andar entre as árvores realizando uma trajetória contando para as crianças uma história.
A criança escolhida para ser o lobo irá recontar a história à sua maneira, realizando uma nova trajetória para ser imitada pelo restante do grupo.

Outras possibilidades:
O mesmo procedimento, só que em cada árvore o lobo deverá executar uma determinada tarefa, escolhida pelos próprios participantes ou pelo educador de acordo com o objetivo do dia.
Revezar os participantes que serão as árvores.
Usar um dado para estabelecer a sequência. Exemplo: seis árvores, cada árvore corresponde a um número.
Cada árvore poderá fazer perguntas que deverão ser respondidas pelo grupo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Template personalizado by | Bety Santana