terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

2

Jogos para sala de aula

JOGO DAS TAREFAS
 Objetivos:
Desenvolver habilidades motoras e raciocínio lógico. Reflexão sobre a leitura e escrita, mesmo que a criança ainda não tenha o domínio do código escrito e o educador exerça a função de leitor das atividades.

 Material:
Envelopes, papel e lápis.

Desenvolvimento: 
  • Agrupar as crianças de duas em duas.
  • Colocar dentro de envelopes tarefas para que a crianças executem. Tarefas simples e rápidas de executar como:
  • Abrir a porta.
  • Apontar o lápis.
  • Erguer as mãos.
  • Apagar a lousa.
  • Com crianças menores, se o educador preferir, as tarefas poderão ser apresentadas por meio de um desenho.

  Outras possibilidades:
A partir da brincadeira:
  • Trabalhar tempo (minutos e segundos).
  • Quanto tempo vocês acham que demora para...? Mais que...ou menos que...? (aproximação e estimativa).
  • Quem demorou mais/menos?
  • Construir oralmente com as crianças uma história a partir das tarefas solicitadas.
  • De acordo com as hipóteses em que se encontram, solicitar a construção de um texto e o registro do mesmo, podendo realizar coletivamente a correção.


TRÊS AMIGOS PARA CUMPRIMENTAR

Objetivos:
Desenvolver a noção de localização espácio-temporal. Interação e socialização.
Refletir sobre a leitura e a escrita por meio do trabalho com listas de nomes.

Material:
Três vendas para colocar nos olhos e crachás grandes com os nomes dos alunos da sala.


Desenvolvimento:
  • Crianças em círculo.
  • Três crianças serão escolhidas para ficarem com os olhos vendados.
  • Ao sinal do educador deverão todas as crianças dar:
  • 3 passos largos em qualquer direção.
  • 5 passos pequenos em qualquer direção.
  • Parar.
  • As 3 crianças que estão com os olhos vendados deverão aproximar-se de um colega e cumprimentá-lo.
  • Estes deverão tomar o lugar dos que estão com os olhos vendados.

 Outras possibilidades:
  • O mesmo procedimento, só que não poderá haver repetição dos alunos com os olhos vendados. Caso aconteça repetição na hora da escolha, este deverá dizer: “passo pra outro”. Na lousa ou parede estarão afixados, com fita crepe, os crachás com o nome de todos do grupo. Quando todos tiverem passado pela experiência de vendar os olhos, o educador irá sugerir que cada aluno procure na lousa o nome do companheiro que cumprimentou. Em seguida, serão formadas duplas com as quais o educador irá realizar as intervenções necessárias para a reflexão da leitura e escrita. Por exemplo:
       - Quais as letras iniciais?
       - Quantas letras repetidas?
       - Colocar as letra em ordem alfabética, etc.

2 comentários:

Unknown disse...

Adorei suas propostas de dinâmicas professora Alécia. Dá para utilizá-las em diversos momentos. Um grande abraço... Coordenadora Fernanda

Matematic disse...

Gostei da sugestão para ensino aprendizagem.
Mari souza

Postar um comentário

 

Template personalizado by | Bety Santana