Segundo RCNEI, SEF:
“[...] um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças tem oportunidade de participar.” (1998. p. 154)
Conforme Emília Ferreira, criar um ambiente alfabetizador significa organizar a sala de aula de maneira que cada parte ofereça materiais que favoreçam a aquisição de conhecimentos tais como:
· Canto da leitura;
· Materiais diversos com ilustrações e escritas (jornais, revistas, dicionários, folhetos, embalagens, literaturas, etc.);
· Alfabeto ilustrado;
· Sequência numérica;
· Calendário;
· Painel de aniversariantes:
· Painel de ajudantes;
· Listão de palavras.
· Listagem com o primeiro nome dos alunos, organizados em ordem alfabética e tendo a letra inicial destacada.
O estimulo ao desenvolvimento cognitivo dos alunos é a tônica de um ambiente alfabetizador. Tudo que for absolutamente desafiador e possível de ser realizado propiciará um processo de ensino e aprendizagem muito mais harmonioso, por ser mais produtivo.
As crianças têm preferências por atividades diferentes. Cada criança também apresenta um ritmo próprio, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilar hábitos de trabalho que contribuem para a independência de cada uma delas. A sala de aula deve incentivar o interesse pela leitura, escrita e manuseio de material didático.
0 comentários:
Postar um comentário