As crianças chegam à escola sabendo várias coisas sobre a língua. É preciso então avaliá-las e determinar estratégias para sua alfabetização.
Apesar de a criança construir seu próprio conhecimento, no que se refere à alfabetização, cabe a você, professor, organizar atividades que favoreçam a reflexão sobre a escrita.
Processo da leitura e da escrita
Diagnosticar quanto os alunos já sabem antes de iniciar o processo de alfabetização é um preceito básico do livro Psicogênese da Língua Escrita, que Emília Ferreiro escreveu com Ana Teberosky em 1979, mostra que as crianças não chegam às escolas vazias, sem saber nada sobre a língua.
De acordo com a teoria, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada:
• pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada;
• silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma;
• silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas;
• alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
• silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma;
• silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas;
• alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.
Fonte das imagens: www.picasaweb.google.com.br/ cantinhodaprofeliz
0 comentários:
Postar um comentário